15/02/2008

Acertando o Alvo 2, Coloque Deus no centro

Agora que você já está classificado e devidamente habilitado, vamos escolher o nosso alvo?
Quando olhamos para os alvos que são utilizados em competições de arco e flecha, percebemos que eles possuem um centro, onde fica a maior pontuação. É ali onde todos os competidores desejam acertar suas flechas.
De igual modo, nós devemos colocar Deus no centro de nossas vidas para que ele seja o nosso alvo principal.
Devemos desistir de deixar Deus na periferia, e colocá-lo no centro de tudo.
Quando Deus assume o lugar central, Ele é o primeiro.
Mas como eu percebo se Deus está no centro? Como saber se Ele assume o lugar central da minha vida?
Vamos pensar de forma mais prática.
Quando temos de tomar uma decisão e não sabemos o que fazer, ficamos na dúvida de qual decisão tomar. Se em uma situação como essa, a primeira coisa que fazemos é ligar para algum amigo, para o marido ou para a esposa, para o namorado ou para a namorada, o pastor ou buscamos em algum livro de auto ajuda ou similar a resposta, então Deus não está no centro das nossas vidas. Ele está no centro das nossas vidas quando o primeiro que pensamos em buscar é o Senhor. Isso é sinal de que nossas decisões estão no altar dele.
Quando temos necessidade de algo de característica material, por exemplo quando nos falta dinheiro e se a primeira coisa que fazemos é pedir dinheiro emprestado para alguém, tirar o dinheiro separado para o dízimo, aceitar uma proposta de um negócio que dê muito dinheiro mas longe de ser um negócio honesto, jogar na loteria, tentar a sorte no bingo, pedir um adiantamento ou cair no cheque especial, então Deus não está no centro das nossas vidas. Ele está no centro quando na falta de algo entregamos tudo a Ele em oração na certeza que Ele nos suprirá, seja qual for o tamanho da necessidade.
Quando nos falta alegria por algum motivo, seja a perda de um parente querido, seja a ansiedade por um problema que não se resolve, seja por um casamento que não vai muito bem, seja por um filho que não corresponde aos sonhos de seus pais, seja pelos pais que não demonstram amor pelos filhos, seja pelo emprego que você não gostaria de ter, seja pela solidão da idade avançada, e buscamos no prazer ilícito, no álcool, no uso descontrolado de remédios a solução para falta de alegria, então Deus não está no centro das nossas vidas. Ele está no centro quando na falta de motivos para sorrir buscamos dEle a alegria e a força para vencermos a nossa tristeza. O salmo 16 diz que na presença do Senhor há abundância de alegria. Para os cansados que não tem posto Deus no centro, eu leio os seguintes versos do salmo 16:
(7) Bendigo o SENHOR, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina.
(8) O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado.
(9) Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro.
(10) Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
(11) Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.
Deus e seus valores, sua ajuda, sua companhia, seu conselho, sua alegria devem colorir o centro dos nossos alvos.

Um comentário:

Daniel azevedo disse...

Acredito que acertar o alvo,é viver uma vida pelo proposito eterno de Deus em nossas vidas.È ter a sua imagem e semelhança retaurada em nós, pelo fato de adão e eva terem errado o alvo,mais o poder de Deus, e seu amor, nos faz acertar o alvo pela poderosa graça que opera em nós.

Daniel azevedo17/12/2011