20/02/2008

Acertando o alvo 3, Pense nas coisas do alto

Se o nosso alvo deve ser Deus e as coisas que fazem parte da sua natureza, se os nossos pensamentos precisamos ser permeados com as coisas dos céus, então nosso alvo deve ser a eternidade.
Pensar em céu sem eternidade não é pensar na morada do Deus altíssimo. É pensar apenas em céu, nuvem. No entanto o texto não nos convida a olhar para o céu e pensar nos pássaros, na formação da nuvem e os seus elementos químicos, e, será que vai chover, ou vai dar praia?
A Bíblia nos chama a fixar nossas mentes na eternidade. Mas como é isso? Pensar na eternidade?
Quer dizer que eu devo pensar em como vai ser no céu? Se eu vou conhecer alguém lá? Se eu vou usar roupa branca ou se eu vou ser velhinho?
Não, não é isso que significa pensar na eternidade. O texto de Colossensses pede que pensemos nas coisas do alto onde Cristo vive, ou seja, na morada do Deus eterno, que também é eterna. Pensar na eternidade.
Há um texto que nos ajuda a pensar na eternidade. Lemos em 2 Coríntios 4:17 e 18 o seguinte:
(17) Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
(18) não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

O texto nos mostra que, em primeiro lugar, pensar na eternidade é saber que não estamos aqui para sempre. Estamos aqui por um período determinado de tempo. É uma mensagem de esperança, nossas tribulações são temporárias. Ainda gozaremos de uma alegria muito superior. Uma glória que não dá pra comparar com o que vivemos hoje. Estamos aqui por pouco tempo.

Em segundo lugar se pensamos que estamos aqui de passagem, é como se fossemos então forasteiros. E como forasteiros não devemos nos apegar as coisas deste mundo. Imaginem um homem que de passagem pela cidade cria vínculos, como uma família, um casamento, mesmo sabendo que em breve partirá. A dor é certa. O convite mais uma vez é que nos apeguemos a Deus e não as coisas deste mundo.

Em terceiro lugar se não devemos nos apegar as coisas deste mundo, como podemos então desfrutar das alegrias desta vida? Quer dizer que não devemos nem mesmo casar, ter filhos, família? Afinal tudo um dia vai acabar! O que a Bíblia nos diz, no entanto, é que devemos aproveitar todas as coisas da vida com o pensamento da eternidade, nas coisas eternas, nas coisas de Deus. Ou seja, enquanto estivermos aqui vamos viver de forma que o que fizermos tenha fruto para a eternidade, pois os frutos que se colhem aqui são temporários, estragam.

Um comentário:

Leandro disse...

Olá, Daniel! Muito legal a reflexão! Abraço!