Não devemos ter medo de sentir medo, afinal, o perfeito amor lança fora todo o medo.
No cap. 20 de 2Crônicas lemos a história de um rei que não teve medo do medo. Relata-nos o versículo 3 que josafá ao ser notificado do exército que pelejava contra ele tremeu mas temeu ao Senhor e o buscou:
“Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.”
Assim como o rei citado acima, somos confrontados diariamente com lutas que estão além das nossas possibilidades. Sentir medo é natural, faz parte de nossa reação ao perigo, mas viver com medo não faz parte da nossa condição de filhos de Deus. Devemos buscar ao Senhor quando nos sentirmos incapazes de vencer nossas batalhas pelas nossas próprias forças. Portanto, o medo deve ser um memorial nos mostrando que diante das dificuldades nossas armas parecem meros estilingues, e que se buscarmos força em Deus, seremos capazes de vencer qualquer Golias que nos afrontar.
Em meio aos muitos problemas o nosso alvo deve ser o Senhor (Ver.12), quando colocamos Deus no centro de nossas vidas o alvo de nossa busca passa a ser a sua presença e a sua direção. Para fitarmos nossos olhos em Deus precisamos entender algumas verdades:
Só conseguiremos colocar Deus no centro se conhecermos seus atributos
Josafa só pode buscar e confiar em Deus porque conhecia o caráter divino:
(Ver. 5 e 6)
“Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátio novo, e disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir.”
Fica muito claro nesse trecho que o rei de judá sabia em quem ele depositava sua confiança. Somente a consciência de um Deus forte e poderoso pode nos levar a descansar e saber que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Podemos ainda nos lembrar de Paulo, que mesmo na prisão se alegrava em Deus:
“E, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.”
2Timóteo 1: 12
Quando sabemos quem Deus é, nossos olhos não conseguem se fixar nas adversidades, pois a beleza e a glória de Deus nos fascinam e nos preenchem.
Precisamos “querer” trazer á memória aquilo que pode nos encher de esperança
Quando soube da notícia que talvez antecipasse o seu fim, josafá lembrou-se do que Deus um dia já fizera por seu povo:
(Ver. 7)
“Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo?”
Ele sabia que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó era, é, e sempre será. Nossa memória precisa ser constantemente alimentada com os poderosos feitos e maravilhas que Deus já operou em nós. Me refiro a toda e qualquer ação de Deus em nossas vidas, até mesmo aquelas que se realizam no nosso mais puro cotidiano (o que em minha opinião, são as mais espetaculares, pois revelam o verdadeiro amor, que opera e trabalha em cada minuto e segundo, no pobre e enfadonho dia-a-dia).
Deus se revelou na história, portanto, nossa lembrança dEle deve nos remeter para a nossa história, para os atos divinos em nós.
A história de Josafá é um exemplo de vida real, que assim como nós, enfrentou as mais diversas situações, mas soube que mesmo em meio a mais dura batalha o poder do Espírito Santo é capaz de nos tornar capazes.
Deus abençoe.
Daniel Bravo
18/07/2006
Tá com medo??
Postado por Daniel Bravo às 17:22
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Excelente post cara! Tenho estudado Crônicas este mês e tem sido mt bom!
Mas agora eu vou falar: o Asaph é mó palha! rs
Abrç meu véi!
boa fabiano...cronicas é irado...
aí, se liga, o asaph estara na maranata dias 6,7 e 8 de outubro.
vai nesse endereço aí, procura a palestra do asaph...é irado, vas e amarrar...começa com um cantico e depois ele fala...o link: http://www.lideranca.org/cgi-bin/mods/apage/apage.cgi?f=thtwoseminarios.html&apdir=sepal
setembro é nóis...
abraço cara!
EU preferi esse layout mesmo. Ta até parecido com o meu.
Abraços, cara.
Esse anônimo aí de cima sou eu.
Nagel.
eu percebi que era vc.
pelo lance do layout...
mané
Crônicas é muito bom.
O Asaph não é palha.
O blog tá muito maneiro... a cara do Daniel (se vcs entendem o que eu quero dizer, hein, hein...)
abraços aos três.
Duda
Postar um comentário